Melhorar a comunicação no relacionamento é uma tarefa muito importante quando se quer manter a saúde do seu relacionamento.

Um relacionamento saudável e feliz depende, principalmente, de uma comunicação clara e transparente. Eu costumo dizer que os “ruídos” na comunicação entre um casal é o principal fator que desencadeia uma série de enfrentamentos desnecessários, gerando desequilíbrio, brigas, inseguranças, ciúmes e até mesmo levar à separação.

No momento em que um não se dispõe a escutar o outro, os seus sentimentos e ações, algo na relação tende a mudar, e para pior.

Recebo em meu consultório muitos casais com dificuldades em se comunicar e se compreender. 

Por isso, reuni 4 dicas para você melhorar a comunicação no relacionamento. Confira abaixo!

1- Estabeleça uma Comunicação Saudável

Somente o diálogo pode eliminar as incertezas e estabelecer uma relação saudável com o seu parceiro.

Convidar o parceiro a falar o que sente, ou falar sobre o seus sentimentos em uma conversa tranquila pode ser a melhor maneira de acalmar a relação e expor para o parceiro o que incomoda e o que pode ser evitado.

O diálogo traz confiança, companheirismo, cumplicidade, e ajuda aliviar as dores que guardamos e escondemos.

2- Esclareça o que Pensa e Evite as Fantasias Prejudiciais no Relacionamento

O medo de perder quem se ama pode fazer com que o as atitudes e as reações faça o perder de verdade.

O desentendimento é alimentado pela falta de informação e insegurança do parceiro. Por isso, um dos motivos deste sentimento pode ser o desconhecimento dele quanto ao o que ele é para você.

Uma boa atitude para evitar esse sofrimento é esclarecer quem ele é na sua vida, qual a sua importância.

Assim o medo perde força e é possível evitar que o parceiro fantasie sobre o que ele desconhece e não compreende dos seus pensamentos e sentimentos.

3- Preserve a Individualidade

Casais que não se comunicam possuem uma tendência a se tornarem controladores e acabam interferindo na liberdade do outro. Por isso, além do diálogo e dos esclarecimento, estabelecer limites e não alimentar o desentendimento é fundamental!

É preciso limites para preservar a privacidade no relacionamento e individualidade entre os parceiros e isso não deve ser motivos para a insegurança e desconfiança em uma relação fiel e saudável.

Valorize o tempo que pode dedicar a si mesmo(a) e dê a devida importância a sua individualidade.

Reserve um tempo para desfrutar momentos que gosta e dê tempo a ele(a) para preservar também sua rotina e liberdade.

4- Memoranálise

Quando já se buscou as alternativas acima e mesmo assim o casal não consegue se comunicar e se compreender, a melhor opção é buscar ajuda profissional! Na Memoranálise vamos cuidar de cada caso individualmente.


Muitos casais me procuram com problemas no relacionamento, falta de comunicação, ciúmes, irritação, problemas com dinheiro, divisão de tarefas domésticas, dificuldades sexuais, lidar com a família, desconfiança, desrespeito, controle… Quando chegam até mim, descobrem que a dificuldade em relacionar com o parceiro está associada à um “problema” individual, uma questão própria, traumática ou mal resolvida, que permanece inconsciente em suas vidas e acabam impactando na relação.

*Aviso de Conformidade: A Memoranálise é um método de desenvolvimento emocional que não substitui o acompanhamento clínico de psicólogos ou médicos. Embora utilize princípios baseados em neurociência e desenvolvimento pessoal, não se configura como prática psicológica regulamentada e não deve ser confundida com tratamentos clínicos convencionais.