Como Vencer o Medo e Desenvolver a Autoconfiança?

No texto de hoje, nossa ideia não é te ensinar a não ter mais medos. O principal objetivo do nosso artigo é te apresentar maneiras mais saudáveis para lidar com seus medos e aproveitar deste sentimento para se desenvolver.

Se você quer alcançar a felicidade, a autoconfiança e ter coragem para realizar seus sonhos, você deve estar preparado para dar um salto contra os seus medos e crenças limitantes. Confira abaixo algumas dicas que separei para você!

1- Identifique seus medos. Liste-os.

O primeiro passo para não deixar que o medo te impeça de ter boas experiências é ter consciência deles.  Faça uma lista e acompanhe os momentos em que sentir ele novamente, você pode localizar o gatilho que gera seu medo.

Busque monitorar seus pensamentos ao visualizar as situações que lhe tragam insegurança e visualize outras perspectivas: E se não for tão ruim assim? E se isso mudar sua vida? E se for uma oportunidade de aprendizado? E se valer a pena?

 2- Mude sua Postura

Os pensamentos relacionados ao medo só atrairão mais medo, então ao em vez de esperar o pior, treine a sua mente para ver e esperar o melhor. Permita-se visualizar melhores ideias sobre o futuro. Encoraje-se a pensar racionalmente e analisar sua postura frente ao medo. Como você se posiciona? Quais são os ganhos que você tem em deixar este sentimento te controlar?

3 – Tenha consciência das suas vitórias. 

O medo se alimenta de seus fracassos e das ideias negativas que adquirimos através dos eventos ruins que vivenciamos em nossas vidas. Por isso, para enfrentar seus medos e inseguranças, é importante valorizar e comemorar cada vitória e experiência de auto-confiança que você tem.

Costumamos dar pouca importância aos nossos sucessos, deixamos passar batido ou até mesmo não nos reconhecemos nestas vitórias. Celebre suas conquistas, reforce positivamente seus êxitos e utilize-o como ferramenta para estabelecer novos desafios e persistir.

4- Faça Hipnoterapia

O medo sempre está relacionado ao desconhecido, ao mundo externo e a impossibilidade de controle das situações. Isso pode gerar uma tensão mental tão intensa que faz com que a pessoa entre numa espécie de curto-circuito mental. Algumas pessoas, por exemplo, chegam a ter ataques de pânico e assim, perdem a capacidade de imaginar situações e se libertar dessa tensão.

A hipnose além de ajudar o indivíduo a imaginar que pode sair disso e viver com tranquilidade, trabalha a causa do medo, ou seja, o gatilho principal que gerou o medo e que impede a pessoa de mudar, aproveitando seus próprios recursos, conscientes e inconscientes.

Gostou das nossas dicas sobre como vencer o medo e desenvolver a autoconfiança? Compartilhe o texto nas redes sociais e ajude seus amigos e familiares. Até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×