O ciúmes e a insegurança é um das principais causas de conflitos nos relacionamentos. Estes sentimentos muitas vezes desgastam a relação a dois podendo levar a uma separação.

Antes de tudo, é preciso saber que o ciúme é um sentimento normal, que entra em ação quando nossos relacionamentos estão em jogo. Também é considerado normal sentir certas doses de insegurança no que diz respeito ao outro, principalmente no início de relações.

Contudo, com o passar do tempo e após estabelecidos os acordos de confiança e respeito, esses sentimentos tendem a perder força.

Por isso é preciso saber diferenciar uma reação aparentemente boba, de um transtorno psicológico que acaba por prejudicar as pessoas envolvidas e dificultar a relação.

—> Precisa de Ajuda agora? Clique aqui e fale com a minha equipe: http://abre.ai/equipesite

Porque sentimos Ciúmes e Insegurança?

Ciúme acontece quando o sentimento de perda está no ar!

Quando sentimos que estamos perdendo o parceiro amado, ou o seu amor, ou seu interesse é possível que o sentimento de ciúme apareça.

Por isso o ciúmes está intimamente ligado ao sentimento de insegurança. Quando você não se sente seguro e confiante na relação, o ciúme aparece como um mecanismo para evitar uma perda.

Geralmente o ciúmes é associado ao sentimento de infidelidade e traição.

Mesmo que a traição não seja verdade o sentimento de ciúmes acaba trazendo a presença de um outro externo à relação para o jogo do casal, e isso é algo que precisa de uma reflexão mais profunda. Por que estou permitindo que outro abale o que tenho com o meu parceiro?

Esse sentimento, na maioria das vezes são desenvolvidos a partir de experiências da infância. Por isso, a hipnoterapia é um tratamento indicado para o ciúmes excessivo e prejudicial, pois é possível tratar a raiz deste sentimento.

1- Estabeleça uma Comunicação Saudável

Somente o diálogo pode eliminar as incertezas e estabelecer uma relação saudável com o seu parceiro.

Convidar o parceiro ciumento, ou falar sobre o seu ciúmes em uma conversa tranquila pode ser a melhor maneira de acalmar a relação e expor para o parceiro o que incomoda e o que pode ser evitado.

O diálogo traz confiança, companheirismo, cumplicidade, e ajuda aliviar as dores que guardamos e escondemos.

2- Esclareça a situação e Evite as Fantasias Prejudiciais

O medo de perder quem se ama pode fazer com que o as atitudes e as reações ciumentas faça o perder de verdade.

O ciúme é alimentado pela falta de informação e insegurança do parceiro. Por isso, um dos motivos deste sentimento pode ser o desconhecimento dele quanto ao o que ele é para você.

Uma boa atitude para evitar esse sofrimento é esclarecer quem ele é na sua vida, qual a sua importância.

Pequenas atitudes como apresentar seu par a seus amigos, colegas de trabalho ajudam a eliminar inseguranças.

Assim o medo perde força e é possível evitar que o parceiro fantasie sobre o que ele desconhece.

3- Preserve a Individualidade

Pessoas ciumentas possuem uma tendência a se tornarem controladores e acabam interferindo na liberdade do outro. Por isso, além do diálogo e dos esclarecimento, estabelecer limites e não alimentar o ciúme é fundamental

É preciso limites para preservar a privacidade e individualidade entre os parceiros e isso não deve ser motivos para a insegurança e desconfiança em uma relação fiel e saudável.

Valorize o tempo que pode dedicar a si mesmo(a) e dê a devida importância a sua individualidade.

Reserve um tempo para desfrutar momentos que gosta e dê tempo a ele(a) para preservar também sua rotina e liberdade.

Esse artigo conseguiu te ajudar?

Se mesmo assim acredita que precisa de ajuda, entre em contato pelo link abaixo: