fbpx
66 / 100

Para que serve a Programação Neurolinguística?

Basicamente a programação neurolinguística (PNL) é uma abordagem de comunicação, desenvolvimento pessoal e psicoterapia criada por Richard Bandler e John Grinder na California, Estados Unidos na década de 1970. Os criadores da PNL afirmam que existe uma conexão entre os processos neurológicos (“neuro-“), a linguagem (linguística) e os padrões comportamentais aprendidos através da experiência ( programação ), e que estes podem ser alterados para alcançar uma melhor qualidade de vida e auto controle.

Desde então, seu aperfeiçoamento a tornou ainda mais importante e fez da PNL uma ferramenta poderosa.

A PNL trabalha com modelos mentais. Vamos resumir:

  • Modelos mentais são considerados formas como vemos o mundo. Ou seja, tudo aquilo que enxergamos e colocamos importância tem por base um modelo mental. É como se tivéssemos um filtro para a realidade, que se baseia nas nossas experiências, como frustrações, medos e tudo que nos cercou até aqui.

  • Na PNL, foi descoberto que era possível modificar esses modelos mentais, tornando-os mais assertivos para determinados objetivos, como para melhorar a qualidade de vida e performance mental.

  • Logo, a Programação Neurolinguística pode ser utilizada em centenas de espaços, como empresas, grupos, famílias ou mesmo individualmente.

Como a PNL pode me ajudar?

Vamos falar um pouco sobre como a PNL atua e como ela pode ajudar os pacientes a se tornarem mais felizes. Vamos à lista de problemas que podem ser abordados pela programação neurolinguística:

  • Depressão: A depressão tem diversas causas, entre elas, os modelos mentais que fazem o paciente enxergar sua realidade de uma forma distorcida e problemática. Obviamente, para a depressão é preciso mesclar terapias com medicamentos, porém, a PNL pode ajudar bastante a aliviar os sintomas.

  • Treinamentos de liderança: Ser um líder nem sempre é fácil, especialmente quando temos limitações mentais que nos impedem de lidar com nossas fraquezas ou mesmo expor nossas principais forças. A PNL pode ajudar líderes a se desembaraçar e encontrar uma forma de atuar positivamente.

  • Treinamentos em grupo: Outra excelente atuação da Programação Neurolinguística é em grupo, especialmente nos profissionais, como grupos de vendedores, grupos de funcionários de um escritório, de fábricas, equipes, etc. Esses treinamentos ajudam o grupo a ser mais unido, a ter sensação de time, a se conhecerem, amadurecerem e otimizarem seus trabalhos, além de terem mais noção das suas fraquezas e pontos fortes.

  • Treinamentos individuais: Além dos treinamentos profissionais em grupo, é possível utilizar a PNL para treinamentos individuais, como forma de te ajudar a ter mais sucesso profissional, direcionar suas habilidades de uma maneira mais assertiva e lidar com problemas emocionais que podem atrapalhar no trabalho. É o que chamamos de mentoria emocional.

A PNL une técnicas de outras abordagens, que pode ser muito bem direcionado e trazer resultados incríveis para diversas pessoas e grupos. Mas, lembre-se: esse tipo de terapia deve ser dada por um profissional que estudou para te entregar uma ferramenta muito impactante e forte.

Para que a PNL funcione, é muito importante também que o cliente esteja disposto a se conhecer. Ter coragem de ressignificar é uma maneira excelente de mudar aquilo que não agrada.

Técnicas utilizadas na PNL – Conheça algumas delas!

Vamos agora falar um pouquinho sobre algumas técnicas que são utilizadas pela programação neurolinguística. Veja:

  • Ancoragem: Uma espécie de estímulo que ajuda a pessoa a encontrar seus pontos fixos e fortes.

  • Respiração: Os exercícios de respiração visam ajudar o paciente a encontrar calma, sabedoria e mais tranquilidade para um momento difícil.

  • Rapport: Um exercício fundamental para utilizarmos em grupos, especialmente de trabalho. O Rapport tem o objetivo de estimular o vínculo empático entre duas pessoas, mostrando que elas possuem as mesmas limitações e necessidades.

  • Metáfora Terapêutica: Uma técnica especial de contar estórias que propicia à pessoa descobertas importantes, conscientes ou inconscientes, que gera novos comportamentos e pensamentos”.

  • Ponte ao Futuro: Processo de imaginação e visualização que gera expectativas positivas em sua mente liberando dopamina.

  • Curar fobias: Sentir medo em determinadas situações faz parte do desenvolvimento do ser humano, mas em níveis extremos, pode se tornar uma fobia e as consequências para esse medo intenso podem variar em falta de ar, suor, tontura, taquicardia, entre outras. A técnica conceitua-se em detalhar a mente do ser humano com a linguagem e como estas duas se relacionam no corpo.

Todas as técnicas da PNL foram estudadas por profissionais, como psicólogos e cientistas. Elas foram aprovadas e passaram por rigorosos testes.

A PNL é segura? Posso utilizá-la sem problemas?

Para finalizar nosso texto, é importante citar que a PNL deve ser utilizada por profissionais, pois sua atuação é bastante profunda e tem um impacto na vida das pessoas. Porém, não há riscos na técnica, pelo contrário, os benefícios são enormes.

Como já falamos, ela pode te ajudar com inúmeros problemas emocionais, pode transformar sua carreira e otimizar suas decisões.

Tudo porque a PNL não é apenas uma técnica, ela tem embasamento científico e possui respaldo de muitos profissionais ao redor do mundo. Por isso, se desejar uma sessão, procure sempre por quem estudou para trazer os melhores resultados aos seus pacientes.

Gostou das dicas de hoje sobre a Programação Neurolinguística? Compartilhe o texto nas redes sociais com seus amigos e familiares. Até a próxima!

Caso de Regressão para Tratar Dores Sexuais

Caso de Regressão para Tratar Dores Sexuais

Ela já não mantinha relações sexuais devido às dores que sempre sentia durante o ato, além de não sentir prazer se cobrava por isso e recebia cobranças de seu parceiro também.

Não espere mais. Comece a reconstruir seu próprio caminho hoje!

Tirar Dúvidas

Lista de Espera para Atendimento

Lista de Espera para Atendimento

Assine a nossa newsletter

Assine a nossa newsletter

Junte-se à nossa lista de discussão para receber as últimas novidades e atualizações da nossa equipe.

Inscrito com sucesso

Inscreva-se para receber
seus E-books

Inscreva-se para receber

seus E-books

Inscrito com sucesso

× Como posso te ajudar?